terça-feira, 22 de maio de 2012

O teatro

Segundo a Enciclopédia Britannica, a palavra teatro deriva do grego theaomai[1] (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar (1990, vol. 28:515). Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706)
O teatro, mais do que ser um local público onde se vê, é o lugar condensado da vivência das ambiguidades e paradoxos, onde as coisas são tomadas em mais de um sentido. Robson Camargo assim o define (2005:1):
"O vocábulo grego Théatron (θέατρον) estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver" e onde, simultaneamente, acontece o drama como seu complemento visto, real e imaginário. Assim, o representado no palco é imaginado de outras formas pela plateia. Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço" ("O Espetáculo do Melodrama")."



Iniciei uma experiência que com toda certeza será única na minha existência. Estou participando de um curso de teatro para iniciantes, estou encantada. Encantada com tudo, com as pessoas que estou conhecendo e suas histórias, encantada com as aulas e as possibilidades que cada exercício me proporciona.

Torço para que o dia da aula chegue, é maravilhoso poder se desconstruir, se permitir, fazer uma "brincadeira" algo sério e importante. Com toda certeza estou em um caminho que trará muitas descobertas e pretendo escrever um pouco sobre as minhas impressões e modificações aqui. Quero me livrar de algumas amarras e ser mais leve. Viver  personagens, não tenho o desejo de ser atriz mas quero sim fazer  melhor que puder, ultrapassar meus limites, desconstruir meus pré-conceitos me jogar de cabeça nessa arte mágica de ser eu mesma e ser um outro, expressar minhas emoções, aprender a fazer rir e chorar. Quero tanta coisa!
Como disse no post anterior minha vida é mágica, quando desejo alguma coisa de verdade, de coração elas se tornam realidade, acho que é o segredo...rsrs.

Nesse momento estou lendo A preparação do ator de Konstantin Stanislavski e estou maravilhada com as possibilidades de um teatro popular, realista e transformador. Estou muito feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário